Entre em Contato

Nós ligamos para você

topo

Postado em 22 de Agosto de 2018 às 16h41

Comissão mista aprova MP que estabelece preços mínimos para o frete

Atualizações (1)

Em uma sessão de menos de cinco minutos, deputados e senadores aprovaram, em comissão mista, a Medida Provisória (MP) 832/18, que estabelece um preço mínimo para os fretes de carga no país. Dessa forma, a MP pode ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados. A medida foi uma das reivindicações dos caminhoneiros que paralisaram as estradas de todo país no mês de maio.

O texto tinha sido apresentado na terça-feira (4) pelo relator da matéria, deputado Osmar Terra (MDB-RS), mas pedido de vista do deputado Evandro Gussi (PV-SP) adiou a votação que ocorreria ainda ontem. Ele argumentou que, pela complexidade, o tema exige melhor análise.

A proposta estabelece que caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicar duas vezes ao ano (até 20 de janeiro e até 20 de julho) os preços mínimos do frete referentes ao quilômetro rodado, por eixo carregado, considerando distâncias e especificidades das cargas e priorizando o custo do óleo diesel e dos pedágios. A agência também publicará a planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos preços mínimos.

Ao justificar a proposta, Osmar Terra defendeu que a medida não se trata de definir e tabelar os preços a serem praticados no mercado. “A definição que se busca é de um piso mínimo, referente ao custo operacional do serviço. Provavelmente, valores mais altos que o piso mínimo serão praticados na maior parte do ano e as relações de mercado, naturalmente, deverão se reequilibrar a partir de um referencial mínimo”, disse.

Anistia a multas
O relator acolheu a emenda proposta pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) que prevê anistia para as multas e sanções aplicadas aos caminhoneiros durante a paralisação da categoria. O texto prevê tanto às multas de trânsito, que foram aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal, quanto as multas resultantes de decisões judiciais.

 

Leia Mais: Agência Brasil

Veja também

Greve dos caminhoneiros fez indústria recuar 10,9% de abril para maio22/08/18 A produção industrial brasileira caiu 10,9% em maio deste ano, na comparação com abril. Foi a maior queda do indicador desde dezembro de 2008, com recuo de 11,2%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda foi motivada principalmente pela paralisação dos caminhoneiros no final de maio, que afetou o processo de produção em......
Entrega Donativos Gincana21/11/18 Hoje parte de nossa equipe esteve na Apae de Chapecó para entregar os donativos arrecadados pela equipe em nossa primeira Gincana Solidária. Foi gratificante para nós pode contribuir com pessoas que precisam. Saímos renovados e felizes de perceber e de......
FETRANSLOG 2018, FEIRA DO TRANSPORTE E LOGÍSTICA23/10/18Fetranslog 2018 Nos dias 17,18,19 de outubro a Datatransp Sistemas esteve participando como expositor da Feira Fetranslog (Feira do transporte e logística) que se realizou na Cidade de Chapecó, Santa Catarina. A feira tem por intuito disseminar......

Voltar para Blog

Aba 1

formulario-fixo

DATATRANSP SISTEMAS - Dirija seu negócio 49 3329 8293

49 3329 8293

DATATRANSP SISTEMAS - Dirija seu negócio 49 98904 5500

49 98904 5500

DATATRANSP SISTEMAS - Dirija seu negócio comercial@datatransp.com.br

comercial@datatransp.com.br

DATATRANSP SISTEMAS - Dirija seu negócio Localização

Localização

Deixe seu recado

Nome
E-mail
Telefone
Mensagem
Resolva :

formulario-fixo-ligamos

Nós ligamos para você

Nome
E-mail
Telefone
Empresa
Horário de Contato
Mensagem
Resolva :